Meio ambiente e sustentabilidade no mercado gráfico.

Meio ambiente e sustentabilidade no mercado gráfico.

People with environmental sustainability concept

Hoje, a preocupação com o meio ambiente não é apenas algo no campo das ideias, mas sim uma necessidade urgente, tanto para as pessoas como para as empresas. O movimento de sustentabilidade começou principalmente pelo impacto ambiental que nós causamos ao meio ambiente.

A sustentabilidade é a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos . E ela não está limitada somente a esta área, está relacionada a outros setores como: economia, educação e cultura. Sustentabilidade é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras.

Muitas vezes as gráficas são alvo de críticas ambientais.

Isso acontece, muitas vezes, pelo fato das gráficas fazerem uso intenso de papel e tintas. No caso das tintas, a maioria delas não causa contaminação, pois já não possuem o chumbo em sua fórmula. Elas usam um número muito menor de água em suas composições, poupando os recursos naturais.

As gráficas trabalham com uma gama grande de produtos químicos. São vernizes, soluções diversas, silicones, aditivos, solventes etc. E, assim, acabam gerando, em sua produção industrial, efluentes líquidos variados, compostos orgânicos voláteis, resíduos de estopa e de algodão, aparas de papéis e afins.

O descarte de todos esses materiais deve ser feito de modo correto. Principalmente, em locais reservados para cada finalidade e respeitando os mais eficazes protocolos ambientais aplicados no mundo.

A reciclagem é imprescindível para as gráficas, ela evita o uso desnecessário de recursos e descarta os diversos tipos de rejeitos gerados em local correto.

E o principal, que é o uso exclusivo de papel de madeira certificada. Assim, a gráfica recebe um selo que comprova a origem da madeira.

As gráficas estão se reiventando.

Dentro desse contexto, as gráficas buscam diminuir o desperdício, aumentar a automação e eficiência dos processos, tanto de impressão quanto de gestão. Gerenciamento de processos simplificados e baseados em um recursos renováveis tornam a impressão altamente sustentável e eficaz.

As gráficas também estão automatizando e simplificando processos, cortando resíduos e excesso de emissões. A produção automatizada e padronizada gerencia a qualidade da cor e o consumo de tinta entre substratos e para a saída digital.

Como Economizar energia

  • Desligar máquinas e luzes sempre que possível.
  • Fazer a manutenção de máquinas, para que elas trabalhem com maior eficiência
  • Usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais. 
  • Contratar consultoria que faça cálculos de eficiência energética. Esse procedimento avalia todo o maquinário das gráficas e ajudam elas a fazer as correções necessárias para melhorar o consumo de energia da forma correta. 

Incentivo a mudanças de hábitos para colaboradores, clientes e fornecedores

Sempre que possível, buscar estimular a mudança de comportamentos entre colaboradores, clientes e fornecedores. Como por exemplo, a diminuição do uso de copos plásticos. O incentivo de caronas ou transporte via bicicletas e a diminuição de reuniões presenciais, tendo em vista os excelentes recursos para reuniões online que temos hoje em dia.

São pequenas atitudes tomada s pela Gráfica Monalisa em seu dia a dia que demonstram a necessidade das mudanças para podermos acreditar num futuro próspero, sem agredir o ambiente, respeitando a todos, e principalmente colaborando para o desenvolvimento do nosso negócio junto à comunidade que estamos inseridos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *