fbpx

Saiba as diferenças entre impressão offset e digital.

Saiba as diferenças entre impressão offset e digital.

Muitos foram os avanços da tecnologia no segmento gráfico, apesar dos resultados da impressão digital e impressão offset serem cada vez mais próximos, cada sistema funciona de um modo particular, envolvendo recursos e máquinas diferentes.

A Gráfica Monalisa trabalha com esses dois sistemas de impressão que são os mais utilizados no Brasil e no mundo e procura desenvolver em cada um deles os processos mais adequados para entregar os melhores resultados.

Agora você vai conhecer cada um desses métodos de impressão, para saber aplicar e escolher o que for mais adequado para o seu trabalho ou trabalho do seu cliente. Nós também podemos te auxiliar, quando precisar, basta solicitar o atendimento de um de nossos representantes gráficos.

O que é a impressão Offset.

O sistema de impressão offset surgiu na segunda metade do século XX. O nome offset – fora do lugar – vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário (blanqueta) antes de atingir o papel. Utiliza matriz de chapa de alumínio para reprodução, tintas pastosas à base de óleo, imprime em todos os tipos de substratos, levando algum tempo de secagem.

As cores CMYK são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores. O sistema Offset de impressão é o mais comum na indústria gráfica. Ele possibilita a produção de grande variedade de produtos, como: livros revistas, jornais, panfletos, cartão de visita, folders, flyers, pastas, catálogos, entre outros.  

Como funciona  Impressão Digital 

A impressão digital é um método no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção, o que proporciona a flexibilidade de atender pequenas tiragens.

Durante o processo, pode-se considerar que a impressão digital é o resultado do registro sobre o papel, ou outro suporte, sem a necessidade de gravar qualquer tipo de matriz, para transferências dessas informações. 

Na década de 90 que se deu início ao processo de impressão digital, como evolução da impressão gráfica tradicional. Com a impressão digital é possível imprimir materiais com dados variáveis, adesivos, materiais promocionais em geral, cartões de visita, rótulos, crachás, convites, entre outros.

Para evitar esses problemas, garantir o padrão de qualidade, ter o pedido entregue no prazo esperado e conforme a verba disponível, o melhor caminho é entender as características desses métodos de impressão e, assim, poder fazer a melhor escolha.

Características da impressão Offset

As cores usadas em offset são impressas uma após outra, cada uma a partir de uma matriz (uma para cada cor); são as cores CMYK (C=Cyan, M=Magenta, Y=Yellow e K=Black) quadricromia, que formarão a imagem definitiva por adição de pigmentação. Também é possível o uso de cores especiais adicionais, como as da escala Pantone®.

As máquinas de offset podem ser planas ou rotativas. As planas fazem a impressão em uma folha por vez, enquanto as rotativas usam papel em bobina (as rotativas são mais indicadas para materiais em grande tiragem, como jornais e revistas de grande circulação).

Vantagens:

  • Permite melhor custo unitário para médias e grandes tiragens.
  • Após a montagem do maquinário e a preparação das chapas, oferece velocidade de impressão, atingindo milhares de folhas por hora.
  • Conforme o maquinário da gráfica, é a alternativa que possibilita maior flexibilidade em formatos, cores e acabamentos.

Características da impressão Digital

Além dos parques gráficos, as impressoras digitais também estão presentes em residências e escritórios. São as impressoras jato de tinta ou laser que conectamos aos nossos computadores.

Porém, nas gráficas, esses equipamentos possuem outro porte, capacidade e tecnologias que oferecem qualidade profissional de imagem.

Os avanços tecnológicos também vêm permitindo que esse tipo de impressão seja feito cada vez mais em materiais diferenciados (além do papel), como os flexíveis ou rígidos, lisos ou ásperos.

Vantagens:

  • A produção é bem mais rápida, pois não existe a necessidade de preparação e troca de chapas, e ajuste no maquinário.
  • Por ser um processo eletrônico, conectado aos arquivos em computador, permite o uso de dados variáveis.
  • Oferece melhor custo para pequenas tiragens.

Impressão híbrida: offset + digital

Em alguns casos, ao invés de se escolher entre um e outro sistema, pode-se optar pelo uso dos dois. Esse recurso hoje é usado principalmente na aplicação de personalização com dados variáveis.

Nesse processo, uma parte do material é primeiramente impressa em offset. Em seguida, dados variáveis, que podem ser tanto textos como imagens, são aplicados pelo método digital.

Comparação entre impressão digital e impressão offset

Com o crescimento da qualidade da impressão digital, atingindo níveis antes possíveis somente com a offset, os fatores mais importantes em sua escolha são o custo e o prazo de execução (exceto se você for usar dados variáveis, que exigirão a impressão digital ou híbrida).

O custo em tiragens menores na impressão offset pode ser maior porque nela há a necessidade de gastos de material e tempo em montagens, gravação de chapa, ajustes nos maquinários etc. Essas demandas são mais ou menos fixas, independentemente se o pedido é de 20 ou 20.000 impressões.

Os custos variáveis, entretanto, relativos à quantidade de impressão, de tinta e papel, estão presentes em ambos os processos, sendo que, em offset, esses gastos tendem a ser menores.

o uso da cor também irá influenciar em seu orçamento, muitas vezes independente do método de impressão. Se seu material não for impresso em quadricromia, mas com apenas uma ou algumas das cores de escala (C, M, Y ou K), seu custo será menor em impressão offset .

Porém, mesmo que seu material seja impresso em apenas uma cor e essa cor seja Pantone®, o custo tenderá a ser mais elevado, pois, além do valor maior da tinta especial, há a necessidade de preparação e lavagem da máquina antes da produção.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *